domingo, 28 de junho de 2009

O poder de três letras

Há 2 anos e meio entrei para a FEA e até hoje me impressiono com o poder sonoro que 3 letras unidas podem proporcionar.
Como de costume ao longo da minha vida sempre pensei mais nos outros do que em mim. No dia em que acordei sabendo que em poucas horas o destino dos meus próximos anos estaria sendo decidido estava calma. O telefone tocou, e voltou a tocar algumas vezes, e apesar do meu alívio não reagi como todos costumam reagir.
Minha mãe se emocionou e naquele dia eu chorei, mas esse choro que poderia ser de alegria tinha outro motivo. Às vezes a gente se envolve demais com a vida dos outros que isso acaba atrapalhando inclusive a nossa própria felicidade.
Acompanhei de perto demais pessoas que não tiveram a mesma sorte que eu, e em especial uma delas, que sempre estava ao meu lado em todas as manhãs ao lado da catraca da porta principal de um cursinho em São Paulo, e nesse dia ela estava vendo desaparecer sua última pontinha de esperança.
Apesar de acreditar veementemente que para tudo nessa vida dá-se um jeito e existe uma solução, no dia em que eu poderia ter ido correndo ao encontro de amigos, ter feito festa, gritado, pulado ou saído correndo, acabei ficando em casa chateada por quem não conseguiu.

Minha teoria estava certa e aos poucos as coisas se ajeitaram (não da forma mais desejada, mas acredito que tenha sido o melhor para ela) e para aquele que muitos da nossa idade julgam ter sido o dia mais feliz de suas vidas eu deixei uma interrogação.

Muitos olham com admiração para quem está dentro dessa universidade, outros olham com desprezo ou desdém. Sempre que falo o meu curso procuro evitar dizer a procedência para não ser olhada com olhos que julgo não ser merecedora. Não me vejo melhor do que ninguém e acredito que existem muitos cursos dados em locais “sem nome” que superam infinitamente o oferecido à nós.
Por outro lado admiro e me identifico com aqueles que me cercam pela perseverância e, se essas três letras unidas tem um mérito, é o de selecionar pessoas que superaram desafios, lutaram, persistiram e se esforçaram pelo menos um pouquinho.

Talvez não esteja no curso certo mas pelo menos tenho a certeza de que estou em um lugar que proporciona muitas coisas. Já passei por experiências diversas, aproveitei algumas oportunidades e conheci pessoas com histórias incriveis, vindas de diferentes partes, com diferentes sonhos e que por algum motivo acabaram no mesmo lugar, no mesmo curso ou fazendo uma mesma atividade.
Apesar de todos as crises, dúvidas, incertezas e inseguranças algumas pessoas podem ser responsáveis por mudar completamente a vida das outras.
E no fim acho que posso dizer que tem valido a pena.

2 comentários:

  1. Hey!!!
    Também posso dizer que valeu a pena... que essas três letras juntas estão nos proporcionando anos incríveis!
    Engraçado ver que se todos na fea que conversei pudessem fazer o curso que realmente gostam eu não teria conhecido nenhuma delas.
    E qual a explicação de todos se encontrarem ali?! Não sei... algo me diz que há uma força muito maior por trás de cada encontro.
    Hoje vejo que se tivesse reduzido as três letras ao curso... não estaria vivendo um dos melhores momentos da minha vida...
    Celebre agora! Acho que hoje você tem mais motivos para isso!!

    Beijãooo

    ResponderExcluir
  2. É Pri, de fato...Eu também não tenho certeza quanto ao curso ou quanto à propria faculdade. Mas as pessoas qe conheci aqui e as coisas que vivi durante 1 ano e meio já são suficientes pra eu considerar a FEA parte da minha vida...
    Talvez seja assim nossa vida inteira, onde quer qe nos estabeleçamos.

    Surpresas sempre virão né. Podem ser boas ou ruins, mas serão surpresas, e surpresas são, por definição, imprevisíveis.

    Bjoss

    ResponderExcluir